sexta-feira, 26 de junho de 2015

A LITERATURA INFANTIL COMO PRÁTICA SOCIOCULTURAL INTERDISCIPLINAR

O desenvolvimento de interesse e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoando sistematicamente na escola e continua pela vida afora.
( Bamberger)


INTRODUÇÃO:

Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na infância em que todos os hábitos estão sendo formados. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoção e sentimentos de forma prazerosa e significativa, a literatura contribui ainda no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.
A educação tem se preocupado na formação de indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade, onde as trocas sociais acontecem, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual .
Segundo Bakhtin (1992) que por ser um instrumento motivador e desafiador a literatura infantil é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.
A literatura infantil é fundamental para aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação necessárias ao ato de ler. De acordo com essas idéias a EMEB, percebeu a necessidade de aplicar atividades que despertem o prazer de ler, e devem estar presentes diariamente na vida das crianças, desde os bebês.
Conforme Silva (1992, p.57) “Bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebê, poderá ser uma excelente conquista para toda a vida”.
É importante que o livro seja tocado pela criança, folheado de forma que ela tenha um contato mais íntimo com o livro, a partir daí, a criança já começa a gostar dos livros, percebe que eles fazem parte de um mundo fascinante, onde a fantasia apresenta-se por meio de palavras e desenhos.
De acordo com Sandroni e machado ( 1998, p. 16) “ O amor pelos livros não é coisa que apareça de repente”. É preciso ajudar a criança a descobrir o que “eles” podem oferecer. Assim, família e escola tem papel fundamental nesta descoberta: serem estimuladores e incentivadores da leitura.

JUSTIFICATIVA:
Percebemos que as crianças estão mais interessadas nas novas tecnologias, deixando de lado os tão interessantes e importantes livros de histórias.
Sabemos que esse desinteresse pelos livros, acarreta no futuro, dificuldades em produzir e interpretar textos e com grandes dificuldades em compreender de forma crítica a sociedade em que vive.
Queremos mostrar a nossas crianças que através da leitura podemos adquirir outros saberes: enriquecer nosso vocabulário, desenvolver a criatividade através dos registros da linguagem do desenho, na releitura das obras de artistas plásticos, ainda desenvolver a oralidade e a escrita nas produções de texto coletivos, além do prazer de manusear o livro na leitura de imagens.
O ato de ler é uma necessidade constante, uma vez que se proporciona a criança o saber de outras culturas. A cultura universal é produto de todos os povos. Portanto se desejarmos forma cidadãos leitores, criativos e aptos a intervir na sociedade em que estiverem inseridos.
Segundo Abramovich (1989, p.17) “ Ler histórias para crianças, sempre, sempre, sempre...é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a ideia do outro com o jeito de escrever de um autor e, então, pode ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento”.
O envolvimento da criança com a história, desperta a imaginação e a fantasia, de forma lúdica e artística, pois a criança da educação infantil vive a fase do pensamento lúdico e a fase do pensamento mágico.
De caráter interdisciplinar, a literatura infantil, assim como os recursos produzidos possibilitam explorar todos os conhecimentos possíveis do texto literário, enriquecendo o aprendizado, despertando o interesse da criança, tornando a aprendizagem mais significativa transformando as aulas em momentos prazerosos de muita aprendizagem junto às crianças.
Incentivar a formação do hábito de leitura desde os bebês é muito importante para ser bom leitor e ter um caminho de descoberta e de compreensão de mundo, segundo Abramovich.
Com foco neste contexto, estaremos ampliando o universo da literatura de maneira interdisciplinar, abrangendo conteúdos curriculares como: fenômenos naturais, meio ambiente, ética e cidadania, linguagem oral e escrita com a proposta de construírmos uma sociedade mais sustentável.
Sabemos que a educação tem se mostrado um dos melhores caminhos para promover mudanças de atitudes e compostamentos, e a importância da parceria com a família.

OBJETIVO GERAL:
  • Promover, despertar e incentivar a literatura infantil no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando o desenvolvimento social e cultural

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Oportunizar à criança o contato com diversos textos literários.
  • Acrescentar a prática da leitura no processo ensino aprendizagem.
  • Exercitar a leitura como prática na formação do senso crítico e da cidadania.
  • Enriquecer o conteúdo, visando o aprendizado global.
  • Proporcionar a leitura de diferentes tipos como fonte de prazer.
  • Proporcionar à criança a possibilidade de ressignificar sua realidade a partir da leitura.
  • Vivenciar aventuras por meio da imaginação.
  • Trocar informações estimulando hábitos e atitudes.
  • Favorecer o desenvolvimento cognitivo e sociocultural da criança.
  • Confrontar realidade e fantasia.
  • Desenvolver a linguagem, enriquecendo seu vocabulário.
  • Vivenciar emoções como: segurança, medo, ganhar ou perder, alegria e tristeza.
  • Criar condições para a criança desenvolver sua oralidade e se expressar em público.

ESTRATÉGIAS:
  • Rodas de leitura – estudo sobre o autor e ilustrador.
  • Leitura de imagens – produção de texto oral, individual ou coletivo.
  • Dinâmica de grupo.
  • Jogos diversos com os personagens – quebra cabeça, jogo de memória, estudo de letras, alfabeto móvel, pesquisas, bingo de letras, dobraduras, dramatização, registros e escritos através de desenho, valores e atitudes sociais, reconto oral, interpretação, preservação.
  • Utilização de sucatas para construção de personagens e cenários, modelagens, recortes e colagens, fantoches, confecção de livros, receitas.
  • Releitura de obras de arte.
  • Possibilitar o empréstimos de livros provocando momentos de leitura em casa com familiares.
  • Estudo com poesias, parlendas, poemas, rimas.
  • Buscar com as crianças nos entremeios das histórias, situações que possam ser vivenciada em sala de aula.
  • Estudo das características dos personagens, relacionando com as crianças.