O desenvolvimento de interesse e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoando sistematicamente na escola e continua pela vida afora.
( Bamberger)
INTRODUÇÃO:
Reconhecer a
importância da literatura infantil e incentivar a formação do
hábito de leitura na infância em que todos os hábitos estão sendo
formados. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a
desenvolver a imaginação, emoção e sentimentos de forma prazerosa
e significativa, a literatura contribui ainda no desenvolvimento
social, emocional e cognitivo da criança.
A educação tem se
preocupado na formação de indivíduo crítico, responsável e
atuante na sociedade, onde as trocas sociais acontecem, seja através
da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual .
Segundo Bakhtin (1992)
que por ser um instrumento motivador e desafiador a literatura
infantil é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo,
responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto
em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.
A literatura infantil
é fundamental para aquisição de conhecimentos, recreação,
informação e interação necessárias ao ato de ler. De acordo com
essas idéias a EMEB, percebeu a necessidade de aplicar atividades
que despertem o prazer de ler, e devem estar presentes diariamente na
vida das crianças, desde os bebês.
Conforme Silva
(1992, p.57) “Bons livros poderão ser presentes e grandes fontes
de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebê,
poderá ser uma excelente conquista para toda a vida”.
É importante que
o livro seja tocado pela criança, folheado de forma que ela tenha
um contato mais íntimo com o livro, a partir daí, a criança já
começa a gostar dos livros, percebe que eles fazem parte de um mundo
fascinante, onde a fantasia apresenta-se por meio de palavras e
desenhos.
De acordo com
Sandroni e machado ( 1998, p. 16) “ O amor pelos livros não é
coisa que apareça de repente”. É preciso ajudar a criança a
descobrir o que “eles” podem oferecer. Assim, família e escola
tem papel fundamental nesta descoberta: serem estimuladores e
incentivadores da leitura.
JUSTIFICATIVA:
Percebemos que as
crianças estão mais interessadas nas novas tecnologias, deixando de
lado os tão interessantes e importantes livros de histórias.
Sabemos que esse
desinteresse pelos livros, acarreta no futuro, dificuldades em
produzir e interpretar textos e com grandes dificuldades em
compreender de forma crítica a sociedade em que vive.
Queremos mostrar a
nossas crianças que através da leitura podemos adquirir outros
saberes: enriquecer nosso vocabulário, desenvolver a criatividade
através dos registros da linguagem do desenho, na releitura das
obras de artistas plásticos, ainda desenvolver a oralidade e a
escrita nas produções de texto coletivos, além do prazer de
manusear o livro na leitura de imagens.
O ato de ler é uma
necessidade constante, uma vez que se proporciona a criança o saber
de outras culturas. A cultura universal é produto de todos os povos.
Portanto se desejarmos forma cidadãos leitores, criativos e aptos a
intervir na sociedade em que estiverem inseridos.
Segundo Abramovich
(1989, p.17) “ Ler histórias para crianças, sempre, sempre,
sempre...é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas
pelas personagens, com a ideia do outro com o jeito de escrever de um
autor e, então, pode ser um pouco cúmplice desse momento de humor,
de brincadeira, de divertimento”.
O envolvimento da
criança com a história, desperta a imaginação e a fantasia, de
forma lúdica e artística, pois a criança da educação infantil
vive a fase do pensamento lúdico e a fase do pensamento mágico.
De caráter interdisciplinar, a literatura infantil, assim como os recursos
produzidos possibilitam explorar todos os conhecimentos possíveis do
texto literário, enriquecendo o aprendizado, despertando o interesse
da criança, tornando a aprendizagem mais significativa transformando
as aulas em momentos prazerosos de muita aprendizagem junto às
crianças.
Incentivar a formação
do hábito de leitura desde os bebês é muito importante para ser
bom leitor e ter um caminho de descoberta e de compreensão de mundo,
segundo Abramovich.
Com foco neste
contexto, estaremos ampliando o universo da literatura de maneira
interdisciplinar, abrangendo conteúdos curriculares como: fenômenos naturais, meio ambiente, ética e cidadania, linguagem oral e escrita
com a proposta de construírmos uma sociedade mais sustentável.
Sabemos que a educação
tem se mostrado um dos melhores caminhos para promover mudanças de
atitudes e compostamentos, e a importância da parceria com a
família.
OBJETIVO
GERAL:
- Promover, despertar e incentivar a literatura infantil no âmbito escolar, estendendo-se à comunidade, visando o desenvolvimento social e cultural
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Oportunizar à criança o contato com diversos textos literários.
- Acrescentar a prática da leitura no processo ensino aprendizagem.
- Exercitar a leitura como prática na formação do senso crítico e da cidadania.
- Enriquecer o conteúdo, visando o aprendizado global.
- Proporcionar a leitura de diferentes tipos como fonte de prazer.
- Proporcionar à criança a possibilidade de ressignificar sua realidade a partir da leitura.
- Vivenciar aventuras por meio da imaginação.
- Trocar informações estimulando hábitos e atitudes.
- Favorecer o desenvolvimento cognitivo e sociocultural da criança.
- Confrontar realidade e fantasia.
- Desenvolver a linguagem, enriquecendo seu vocabulário.
- Vivenciar emoções como: segurança, medo, ganhar ou perder, alegria e tristeza.
- Criar condições para a criança desenvolver sua oralidade e se expressar em público.
ESTRATÉGIAS:
- Rodas de leitura – estudo sobre o autor e ilustrador.
- Leitura de imagens – produção de texto oral, individual ou coletivo.
- Dinâmica de grupo.
- Jogos diversos com os personagens – quebra cabeça, jogo de memória, estudo de letras, alfabeto móvel, pesquisas, bingo de letras, dobraduras, dramatização, registros e escritos através de desenho, valores e atitudes sociais, reconto oral, interpretação, preservação.
- Utilização de sucatas para construção de personagens e cenários, modelagens, recortes e colagens, fantoches, confecção de livros, receitas.
- Releitura de obras de arte.
- Possibilitar o empréstimos de livros provocando momentos de leitura em casa com familiares.
- Estudo com poesias, parlendas, poemas, rimas.
- Buscar com as crianças nos entremeios das histórias, situações que possam ser vivenciada em sala de aula.
- Estudo das características dos personagens, relacionando com as crianças.
Good Blog with good Pictures, I really like it. We provide
ResponderExcluirSame Day Taj Mahal Tour by Car
Taj Mahal Tour by Gatimaan Express
Same Day Agra Tour by Shatabdi Express
Same Day Jaipur Tour by Train
mmorpg
ResponderExcluirinstagram takipçi satın al
tiktok jeton hilesi
TİKTOK JETON HİLESİ
Antalya Sac Ekimi
takipci satin al
İNSTAGRAM TAKİPÇİ SATIN AL
metin2 pvp serverlar
Takipci
perde modelleri
ResponderExcluirnumara onay
mobil ödeme bozdurma
Nft nasil alinir
ankara evden eve nakliyat
trafik sigortası
dedektor
web sitesi kurma
Aşk kitapları
Smm panel
ResponderExcluirsmm panel
iş ilanları
instagram takipçi satın al
hirdavatciburada.com
Https://www.beyazesyateknikservisi.com.tr
servis
tiktok jeton hilesi
pendik toshiba klima servisi
ResponderExcluirkartal samsung klima servisi
beykoz vestel klima servisi
üsküdar vestel klima servisi
beykoz bosch klima servisi
üsküdar bosch klima servisi
maltepe bosch klima servisi
kadıköy bosch klima servisi
maltepe arçelik klima servisi
Good content. You write beautiful things.
ResponderExcluirhacklink
vbet
mrbahis
taksi
sportsbet
korsan taksi
vbet
hacklink
mrbahis
bağcılar
ResponderExcluirbilecik
yozgat
erzincan
kağıthane
JJKU
salt likit
ResponderExcluirsalt likit
PX64
yurtdışı kargo
ResponderExcluirresimli magnet
instagram takipçi satın al
yurtdışı kargo
sms onay
dijital kartvizit
dijital kartvizit
https://nobetci-eczane.org/
3SS
شركة تسليك مجاري بالاحساء W4Pv0zbXns
ResponderExcluir