EMEB PROF.
PAULO ESTELLITA HERKENHOFF
PERÍODO: 03 a 10/05/2012
TURMA : Maternal I e II
Turno : Integral
PROFESSORA : Rosilene da Silva Richardelli
JUSTIFICATIVA:
As cantigas de roda são poesias e poemas cantados em que a
linguagem verbal ( o texto), a musica (som), a coreografia ( o
movimento) e o jogo cênico ( a representação) se fundem numa
única atividade lúdica ( Martins,2003).
A criança vive a expressão poética desde bebe no contexto
familiar e continua a vivenciá-la na escola, cultivando e
desenvolvendo seu imaginário. É na ação de brincar, que a
criança estimula sua imaginação, construindo, reconstruído o seu
imaginário, em que sons e imagens estão sempre presentes,
expressando-se pelos gestos,corpo e pela descoberta do mundo das
palavras cantadas, lidas, ouvidas, imaginadas e representadas
através das cantigas de roda.
Daí porque se faz necessário afirmar “as crianças aprendem
brincando e brincam aprendendo”. (PP, pg 55). A música é
fundamental para o desenvolvimento da criança. Ajuda a desenvolver
a autoestima, a autoconfiança, a sensibilidade, a criatividade, o
raciocínio, a memória, a comunicação, a expressão e a
socialização.
Ela está inserida em nosso PPP, no projeto institucional de
literatura, fazendo parte das apresentações quinzenais. Embasado
nisso foi selecionada a cantiga “atirei o pau no gato” para ser
desenvolvida em sala e apresentada de acordo com o cronograma do
projeto.
TEMA
Literatura Infantil
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Cantando e representando a musica historiada “Atirei o Pau no
Gato”
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Ampliar o repertorio musical.
- Reproduzir historia a partir da musica atirei o pau no gato.
- Brincar com a musica.
- Participar em brincadeiras e jogos cantados.
DESENVOLVIMENTO
Ao iniciar a aula brincamos e cantamos cantigas de roda,
selecionamos a música “ atirei o pau no gato” ao perceber o
interesse das crianças .
Na roda de conversa brincamos e cantamos várias vezes,
representando a música.
Dando continuidade registramos a música em forma de desenho,
pintura com os dedos e confecção dos personagens através de
sucata.
Na aula seguinte criamos uma historia, através da música, em que
D. Chica era boa e fazia pãezinhos para o gato ser feliz. Com a
participação da turma fizemos a massa, modelamos os pães e
levamos para assar.
Na apresentação no pátio dramatizamos a música, com as crianças
e professores caracterizados. Após a apresentação contamos a
historia e saboreamos os pãezinhos.
AVALIAÇÃO
Observamos que através da situação de aprendizagem, as crianças
do Maternal I e II interagiram entre si, cantando e batendo palmas.
REFERÊNCIAS
Cantigas de roda - Bia Bedran
Proposta Pedagógica - PMCI
Roda de Conversa - cantando e brincando
Pintura a dedo - com guache
fazendo o gato - com sucata
terminando de fazer a D. Chica
Conversando com as crianças para a preparação dos pães.
Contação de Historia, através de fantoche criado pela turma
Repartindo os pãezinhos, após a apresentação.
Todas as atividades, desde a roda de conversa, até a apresentação, foi um sucesso. As crianças ficaram entusiasmadas e aprenderam a cantiga "Atirei o Pau no Gato" numa brincadeira bem divertida.Por Eliana