segunda-feira, 9 de julho de 2012

Plano de Aula - Atirei o Pau no Gato


EMEB PROF. PAULO ESTELLITA HERKENHOFF

PERÍODO: 03 a 10/05/2012
TURMA : Maternal I e II Turno : Integral
PROFESSORA : Rosilene da Silva Richardelli

JUSTIFICATIVA:
    As cantigas de roda são poesias e poemas cantados em que a linguagem verbal ( o texto), a musica (som), a coreografia ( o movimento) e o jogo cênico ( a representação) se fundem numa única atividade lúdica ( Martins,2003).
    A criança vive a expressão poética desde bebe no contexto familiar e continua a vivenciá-la na escola, cultivando e desenvolvendo seu imaginário. É na ação de brincar, que a criança estimula sua imaginação, construindo, reconstruído o seu imaginário, em que sons e imagens estão sempre presentes, expressando-se pelos gestos,corpo e pela descoberta do mundo das palavras cantadas, lidas, ouvidas, imaginadas e representadas através das cantigas de roda.
    Daí porque se faz necessário afirmar “as crianças aprendem brincando e brincam aprendendo”. (PP, pg 55). A música é fundamental para o desenvolvimento da criança. Ajuda a desenvolver a autoestima, a autoconfiança, a sensibilidade, a criatividade, o raciocínio, a memória, a comunicação, a expressão e a socialização.
    Ela está inserida em nosso PPP, no projeto institucional de literatura, fazendo parte das apresentações quinzenais. Embasado nisso foi selecionada a cantiga “atirei o pau no gato” para ser desenvolvida em sala e apresentada de acordo com o cronograma do projeto.
TEMA
    Literatura Infantil
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
    Cantando e representando a musica historiada “Atirei o Pau no Gato”

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
  • Ampliar o repertorio musical.
  • Reproduzir historia a partir da musica atirei o pau no gato.
  • Brincar com a musica.
  • Participar em brincadeiras e jogos cantados.
DESENVOLVIMENTO
    Ao iniciar a aula brincamos e cantamos cantigas de roda, selecionamos a música “ atirei o pau no gato” ao perceber o interesse das crianças .
    Na roda de conversa brincamos e cantamos várias vezes, representando a música.
    Dando continuidade registramos a música em forma de desenho, pintura com os dedos e confecção dos personagens através de sucata.
    Na aula seguinte criamos uma historia, através da música, em que D. Chica era boa e fazia pãezinhos para o gato ser feliz. Com a participação da turma fizemos a massa, modelamos os pães e levamos para assar.
    Na apresentação no pátio dramatizamos a música, com as crianças e professores caracterizados. Após a apresentação contamos a historia e saboreamos os pãezinhos.

 AVALIAÇÃO
    Observamos que através da situação de aprendizagem, as crianças do Maternal I e II interagiram entre si, cantando e batendo palmas.

REFERÊNCIAS
Cantigas de roda - Bia Bedran
Proposta Pedagógica - PMCI

Roda de Conversa - cantando e brincando
 
Pintura a dedo - com guache 
 

 
Confecção da bengala - com jornal
 

 
fazendo o gato - com sucata
 
terminando de fazer a D. Chica

 

Conversando com as crianças para a preparação dos pães.
 

 
Crianças com a "Mão na Massa"
 

 

 

 


Apresentação da música
 

 

Contação de Historia, através de fantoche criado pela turma
 

Repartindo os pãezinhos, após a apresentação.
 

 
Saboreando os pães
 

Todas as atividades, desde a roda de conversa, até a apresentação, foi um sucesso. As crianças ficaram entusiasmadas e aprenderam a cantiga "Atirei o Pau no Gato" numa brincadeira bem divertida.

Por Eliana