quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PROJETO VIVENDO VALORES


O AMOR É A ÚNICA ARMA CAPAZ DE MUDAR O MUNDO”


JUSTIFICATIVA:                                                                                                     
A escola é um espaço social privilegiado na construção do conhecimento humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas . É na relação que os valores tornam-se relevantes.
Desde à educação infantil os verdadeiros valores precisam ser abordados, no sentido da construção da personalidade da criança. Toda pessoa está em processo de constante aprendizagem.
Nessa fase a criança recebe uma bagagem de conhecimento que a levará para a vida com segurança.
Os valores se constroem no convívio com o outro, nas ações do dia a dia e nós educadores precisamos assumir esse compromisso com o coração e com a ação; planejando atividades para refletir junto às crianças, sobre o comportamento humano, agindo em prol do bem comum, descobrindo a amizade, o respeito e a partilha.

OBJETIVO GERAL:
  • Oportunizar a criança, através de ações diárias, situações que o levem a desenvolver relações de amizade, para a construção do respeito, partilha e coleguismo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Oportunizar a criança diferentes situações lúdicas, para que através da convivencia em grupo possa desenvolver a sociabilidade, autonomia, cooperação, respeito e solidariedade.
  • Incentivar a criança a expressar seus pontos de vista com clareza.
  • Oportunizar a criança hábitos de colaboração, de partilha e respeito ao outro.
  • Estimular atitudes de respeito pelo “Eu” e pelo “Outro” e pelo meio ambiente, afim de estabelecer uma relação harmônica na vida.
  • Oportunizar dinâmicas que possibilite a criança valorizar e participar de brincadeiras, demonstrando atitudes de amizade, cooperação e respeito, visando o bem estar do grupo.
  • Transmitir valores como autoestima, paz, respeito às diferenças, amor ao próximo, amizade e solidariedade, visando contribuir na formação do caráter da criança.
  • Compromissar-se com a missão da escola.
  • Conhecer e vivenciar os valores estabelecidos na proposta pedagógica.
  • Propiciar o desenvolvimento de valores indispensáveis à formação humana.
  • Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, oportunizando as reflexões e atitudes que visem o bem estar da criança.
  • Compreender a necessidade de conviver com as pessoas, adotando atitudes de respeito.
  • Melhorar o comportamento na sala de aula, criando regras de convivência e dinâmicas que possibilitem a boa interação entre as crianças.
ESTRATÉGIAS:
  • Conversas, relato de experiências – ajuda ao outro.
  • Literaturas sobre o tema – fábulas.
  • Notícias de jornal ou TV, textos informativos.
  • Canções coerentes com o tema.
  • Murais, pesquisas, textos coletivo.
  • Dinâmicas, dramatizações, historias, registros através de desenhos.
  • Montagem de livrinhos.

AVALIAÇÃO :
A avaliação será feita através de observação durante todo o processo do projeto.

CRONOGRAMA:
1º Trimestre : Amizade – convivência – combinados – solidariedade – partilha.

2º Trimestre : Respeito – cooperação – gentileza – união .


3º Trimestre : Responsabilidade – esperança – fé e paz.


ANEXOS
Pré II – vespertino
Após o relato sobre amizade e companheirismo, como atividades carimbamos nossas mãos, escrevendo o nome de nossos amigos em cada dedo; formando um mural.


Pré I – matutino

A importância da amizade e o valor do abraço

Maternal III
Após ouvir a historia do “Peixinho Arco Íris” e a “Amizade”, descobrimos que ser amigo é partilhar as brincadeiras e os brinquedos. Fizeram colagem coletiva.

Maternal IV
Escola é onde se cria laços de amizade. Juntos podemos construir um mundo melhor.


Maternal II
Após trabalhar a historia sobre amizade da turma da Mônica, aprendemos que com nossas mãos podemos brincar e fazer carinho. Como atividade carimbamos e criamos a nossa árvore da amizade.

Maternal I e II

Mural Coletivo