“ O
AMOR É A ÚNICA ARMA CAPAZ DE MUDAR O MUNDO”
JUSTIFICATIVA:
A escola é um
espaço social privilegiado na construção do conhecimento humano.
Não há como crescer no cognitivo se não houver a relação entre
as pessoas . É na relação que os valores tornam-se relevantes.
Desde à educação
infantil os verdadeiros valores precisam ser abordados, no sentido
da construção da personalidade da criança. Toda pessoa está em
processo de constante aprendizagem.
Nessa fase a
criança recebe uma bagagem de conhecimento que a levará para a vida
com segurança.
Os valores se
constroem no convívio com o outro, nas ações do dia a dia e nós
educadores precisamos assumir esse compromisso com o coração e com
a ação; planejando atividades para refletir junto às crianças,
sobre o comportamento humano, agindo em prol do bem comum,
descobrindo a amizade, o respeito e a partilha.
OBJETIVO GERAL:
- Oportunizar a criança, através de ações diárias, situações que o levem a desenvolver relações de amizade, para a construção do respeito, partilha e coleguismo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Oportunizar a criança diferentes situações lúdicas, para que através da convivencia em grupo possa desenvolver a sociabilidade, autonomia, cooperação, respeito e solidariedade.
- Incentivar a criança a expressar seus pontos de vista com clareza.
- Oportunizar a criança hábitos de colaboração, de partilha e respeito ao outro.
- Estimular atitudes de respeito pelo “Eu” e pelo “Outro” e pelo meio ambiente, afim de estabelecer uma relação harmônica na vida.
- Oportunizar dinâmicas que possibilite a criança valorizar e participar de brincadeiras, demonstrando atitudes de amizade, cooperação e respeito, visando o bem estar do grupo.
- Transmitir valores como autoestima, paz, respeito às diferenças, amor ao próximo, amizade e solidariedade, visando contribuir na formação do caráter da criança.
- Compromissar-se com a missão da escola.
- Conhecer e vivenciar os valores estabelecidos na proposta pedagógica.
- Propiciar o desenvolvimento de valores indispensáveis à formação humana.
- Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, oportunizando as reflexões e atitudes que visem o bem estar da criança.
- Compreender a necessidade de conviver com as pessoas, adotando atitudes de respeito.
- Melhorar o comportamento na sala de aula, criando regras de convivência e dinâmicas que possibilitem a boa interação entre as crianças.
ESTRATÉGIAS:
- Conversas, relato de experiências – ajuda ao outro.
- Literaturas sobre o tema – fábulas.
- Notícias de jornal ou TV, textos informativos.
- Canções coerentes com o tema.
- Murais, pesquisas, textos coletivo.
- Dinâmicas, dramatizações, historias, registros através de desenhos.
- Montagem de livrinhos.
AVALIAÇÃO :
A
avaliação será feita através de observação durante todo o
processo do projeto.
CRONOGRAMA:
1º Trimestre :
Amizade – convivência – combinados – solidariedade –
partilha.
2º Trimestre :
Respeito – cooperação – gentileza – união .
3º Trimestre :
Responsabilidade – esperança – fé e paz.
ANEXOS
Pré
II – vespertino
Após
o relato sobre amizade e companheirismo, como atividades
carimbamos nossas mãos, escrevendo o nome de nossos amigos em
cada dedo; formando um mural.
|
Pré I
– matutino
A
importância da amizade e o valor do abraço
|
Maternal
III
Após
ouvir a historia do “Peixinho Arco Íris” e a “Amizade”,
descobrimos que ser amigo é partilhar as brincadeiras e os
brinquedos. Fizeram colagem coletiva.
|
Maternal
IV
Escola
é onde se cria laços de amizade. Juntos podemos construir um
mundo melhor.
|
Maternal
II
Após
trabalhar a historia sobre amizade da turma da Mônica, aprendemos
que com nossas mãos podemos brincar e fazer carinho. Como
atividade carimbamos e criamos a nossa árvore da amizade.
|
Maternal
I e II
Mural
Coletivo
|