Uma das características
básicas do jogo é absorver o participante de maneira intensa,
realizando-o num clima de entusiasmo e espontaneidade. O jogo é um
recurso importante, auxiliando no desenvolvimento do processo
ensino-aprendizagem. o jogo com regras predomina durante toda a vida
do individuo. Brincando a criança aprende, assimila e constrói a
sua realidade, integrando as várias dimensões da personalidade
afetiva, motora e cognitiva. por isso, durante a execução dos jogos
em equipe, a professora deve procurar despertar o espírito de
cooperação e de trabalho em conjunto, para que os grupos atinjam
objetivos comuns.
Trabalhar matemática é muito mais do que trabalharmos as
operações fundamentais e conceitos. trabalhar matemática é
treinar a atenção, a concentração e a capacidade de se resolver
problemas frente as novas situações.
Objetivos:
- construir o conhecimento lógico matemático, através de material concreto.
- desenvolver a atenção, concentração e observação.
- despertar o espírito de cooperação e de trabalho em equipe.
- desenvolver o raciocínio lógico, repassando às crianças, noções de quantidade, forma, tamanho, número e representação numérica, sequencia e ordem.
- permitir à criança, analisar, comparar, relacionar, classificar, ordenar objetos.
- verificar, reconhecer e comparar objetos, percebendo as características dos mesmos.
- associar número / quantidade.
Quando partilhamos com uma criança a reinvenção de um objeto, estamos também levando-a a descobrir o encanto escondido nas coisas simples. Isso é muito mais do que uma nova forma de brincar; a criação de brinquedos com sucata é uma proposta de mudança na forma de ver as coisas, é um convite para uma pequena aventura.
Devemos dar oportunidade para que as crianças se sintam úteis, pois, assim, estaremos reforçando o seu conhecimento. Quando a criança é estimulada a realizar tarefas, nas quais sua capacidade é reconhecida, torna-se realmente mais capaz. Para que a aprendizagem aconteça, é preciso haver segurança por parte da criança; caso contrário, o medo de errar poderá inibir o seu processo de aprendizagem.
Segundo Piaget, a inteligencia é criativa e se realimenta de seus próprios mecanismos gerais de ação.
Por Eliana