quarta-feira, 11 de junho de 2014

TEMA: Copa do Mundo 2014 

JUSTIFICATIVA:
O presente projeto pretende através das variadas e diversificadas atividades, colocar a criança em contato ativo com o maior evento esportivo do mundo.
Este projeto justifica-se, por seu caráter cultural, emocional, afetivo, motor e socializador.

CONTEÚDO:
Esquema corporal, música e movimento, linguagem oral e escrita, sistema de numeração, meio ambiente, artes e filosofia, saúde, valores: respeito – paz – união – aceitar regras – pluralidade cultural .

ESTRATÉGIAS:
  1. Conhecimento prévio sobre o tema (enfatizar que a copa tem relação com a bola).
  2. Apresentar mapas, globo terrestre para observar a localização dos países, especialmente o Brasil.
  3. Explorar o mascote da copa – Fuleco – conhecimento sobre o animal “Tatu”, seu habitat,etc...; explore outros animais que concorreram para ser o mascote (arara, onça), enfatizando que todos são do pantanal.
  4. Explora a música da copa. (escolher...).
  5. Confeccionar o mascote, bolas de jornal, bandeiras, viseiras; enfeitar a escola.
  6. Valorizar a alimentação saudável para ter saúde, pratica de esportes.
  7. Enfatizar os valores com o outro como: respeito, paz, saber ganhar ou perder, competir.
  8. Preservar o meio ambiente, observando as mudanças em razão da copa; enfeites em geral; sujeira; aspectos positivos e negativos.
  9. Ilustrar o texto: Jogo da copa ( Cecília Meireles ); cruzadinha, caça palavras, curiosidades, trava língua, quebra cabeça.
  10. Reforçar o espírito patriota – Hino Nacional . Cada país tem seu hino.
  11. Contagem das vezes que o Brasil foi campeão – significado da palavra “Penta”.
  12. Quantidade de jogadores em um jogo.
  13. Análise do placar dos jogos do Brasil.
  14. Reprodução de obras de Homero Brito e Candido Portinari ( Futebol).
  15. Trabalhar com o  emocionômetro – as expressões faciais ( triste, alegre, gritando, chorando ).
  16. brincadeira com bola, equilibrando na testa, na barriga e no bumbum; boliche, bola ao cesto, basquete, arco de bambolê.
  17. Fazer a chamadinha amarrando o crachá no barbante do balão.
  18. Pesquisas e recortes.

OBJETIVOS:
  • Ressaltar a importância do Brasil em sediar a copa.
  • Identificar no mapa do brasil os estados brasileiros, onde serão disputados os jogos.
  • Conhecer a historia das copas.
  • Identificar cada país e os dois que jogam
  • valorizar as diversas culturas.
  • Identificar danças, músicas, comidas, crenças, roupas tradicionais de cada país.
  • Construir gráficos e contagem de gools.
  • Estabelecer relação número/quantidade.
  • Participar de jogos e brincadeiras como instrumento de paz.
  • Trabalhar o respeito às regras como meio utilizado para a convivencia harmoniosa entre as pessoas.
  • Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer ou conflito.

AVALIAÇÃO :
A avaliação será feita através de observação durante todo o processo do projeto.